Rotura da raiz meniscal
O menisco é uma estrutura fibrocartilaginosa da articulação do joelho que permite a distribuição uniforme da carga de suporte de peso entre as superfícies articulares.
O menisco é uma estrutura fibrocartilaginosa da articulação do joelho que permite a distribuição uniforme da carga de suporte de peso entre as superfícies articulares. Os meniscos contêm entre 40 a 70% da carga entre o joelho e o resto da carga é transmitida diretamente para a cartilagem articular. Portanto, existem relatos de uma correlação positiva entre as roturas meniscais e condromalácia prematura.
A rotura da raiz meniscal é definida como uma rotura na periferia do menisco, onde o menisco se liga ao centro de planalto tibial. A raiz do menisco desempenha um papel essencial na manutenção da tensão do aro circunferencial e evitando o deslocamento do menisco durante a carga axial.
Roturas da raiz meniscal lateral são mais prevalentes que a medial em pacientes com lesões do ligamento cruzado anterior. As roturas da raiz meniscal medial são geralmente degenerativas, que também levam comumente a extrusão meniscal.
Referências: Koo JH, Choi SH, Lee SA, Wang JH. Comparison of Medial and Lateral Meniscus Root Tears. PLoS One. 2015 Oct 21;10(10):e0141021.
Saiba mais sobre o trabalho de ensino e telerradiologia da webimagem.